Se você é um comprador frequente pela internet, é importante redobrar a atenção com as mensagens e e-mails que recebe. Recentemente, os Correios emitiram um alerta sobre uma nova onda de golpes cujo objetivo é enganar consumidores através de falsas notificações sobre encomendas retidas ou pedidos de atualização de endereço.
Esses golpes utilizam de mensagens urgentes para induzir a vítima a agir rapidamente. Os criminosos se passam pela instituição dos Correios, enviando SMS e e-mails fraudulentos com links maliciosos que visam roubar informações pessoais e financeiras. Mas como identificar esses golpes e se proteger?
Primeiro, verifique sempre se a mensagem é genuína. Os golpistas usam diversas técnicas de engenharia social para fazer parecer que a mensagem é oficial. Aqui estão algumas dicas para te ajudar a evitar ser enganado:
Sua encomenda está retida e você recebeu um aviso para pagamento de uma taxa? Saiba que a Receita Federal não envia mensagens para cobranças de liberação de mercadorias. No caso de encomendas internacionais, qualquer cobrança será feita somente através da plataforma “Minhas Importações” no site oficial dos Correios ou no aplicativo. Certifique-se de acessar essas plataformas sem utilizar links enviados por mensagens.
Recebeu uma mensagem suspeita? Primeiro, não clique em links e não forneça informações pessoais. Caso você esteja realmente aguardando uma encomenda, acesse o site oficial dos Correios e utilize o código de rastreamento fornecido pelo vendedor. Manter seus dados pessoais seguros é fundamental. Caso identifique uma tentativa de golpe, informe imediatamente aos Correios e às autoridades competentes para que possam tomar as devidas providências.
Para garantir mais segurança na hora das compras online, siga estas dicas de prevenção contra golpes que utilizam o nome dos Correios:
Adotando essas práticas, você poderá fazer suas compras online de forma mais segura e evitar cair em golpes que usam o nome dos Correios. Fique vigilante e compartilhe essas informações com amigos e familiares para que todos fiquem protegidos.
Informações TBN