Com o objetivo de resgatar e valorizar a cultura alimentar sertaneja afroindígena, a websérie gastronômica narra a trajetória dos preparos dos comerciantes e nativos que contribuem para o desenvolvimento e a valorização cultural alimentar de Feira de Santana-BA.
A idealizadora do projeto, Chef Monia da Hora, que atua há 20 anos no mercado, ressalta que os estabelecimentos e comunidades do projeto foram escolhidos fruto de um estudo que definiu o feijão tropeiro de “Roque do Feijão”, o tradicional doce de leite com sorvete, do Abrigo Predileto, e o Cantinho do Bode do Feira VI como essenciais no patrimônio gastronômico cultural do município.
“O projeto destaca a riqueza cultural feirense através de diferentes comidas e conhecimentos adquiridos através da experiência gastronômica. É de grande importância para todos nós, feirenses, que muitas vezes não conhecemos e valorizamos a nossa cultura e culinária. Vamos, neste momento, possibilitar que os locais históricos de nossa gastronomia sejam eternizados em um conteúdo audiovisual”, diz a Chef Monia.
A web série do livro “Trilhado Sabores da Tradição”, está disponível no canal do YouTube “ONG Favela é Isso Aí” e pode ser acessado através deste link.
O projeto foi patrocinado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através da Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular, realizada pela Ong “Favela É Isso Aí”, Belgo Bekaert Arames e Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal.