Uma sondagem realizada pelo projecto brasileiro Exame/Ideia indica que o actual Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, conta com 30% das intenções de voto para as eleições de 2022, na primeira volta.
A previsão indica também que Luiz Inácio Lula da Silva, ex-Presidente do Brasil, apresenta 18% das intenções de voto e o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro conta com 10%. Além disso, o político Ciro Gomes, do Partido Democrático Trabalhista, apresenta 9%, Luciano Huck, apresentador de televisão, com 5%, e ainda João Doria, governador de São Paulo, com 4%.
No caso de um confronto num segundo turno, Sergio Moro seria o candidato com mais oportunidade de enfrentar Bolsonaro. O ex-ministro aparece com 35% das intenções de voto e o Presidente com 41%.
Já contra Lula da Silva, ex-Presidente do Brasil, Bolsonaro receberia 43% das preferências, contra 33% do candidato do Partido dos Trabalhadores (PT).
Contra o governador de São Paulo, o Presidente tem uma vantagem maior: 42% das intenções de voto vs. 21% de Doria.
A pesquisa também estratificou os votos por escolaridade e região. Bolsonaro vence em todos os cenários, de acordo com a sondagem. Por região, a maior margem é registada no Norte (38%), no Centro-Oeste (35%) e no Nordeste (31%).
O Exame/Ideia é um projecto que une a Exame Research, braço de análise de investimentos da Exame, e o instituto de pesquisa especializado em opinião pública Ideia. A sondagem foi realizada com 1200 pessoas, por telefone, em todas as regiões do país, entre os dias de 5 e 8 Outubro.