ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Bahia

Veículos com placas de final 9 devem quitar o IPVA até esta quinta-feira (28)

Foto: Bruno Concha/Secom Os proprietários de veículos com placas de final 9 devem ficar atentos para quitar por completo o...
Read More
Feira de Santana

Cerca de 200 pessoas fazem tratamento contra o tabagismo em Feira de Santana

Foto: ACM - Arquivo O cigarro representa sérios riscos à saúde, tanto para quem fuma quanto para quem convive em...
Read More
Feira de Santana

Fundação Santo Antônio promove a campanha Natal Solidário para ajudar famílias em vulnerabilidade

Foto: Cau Preto A tradicional Campanha Natal Solidário, promovida pela Fundação Santo Antônio em parceria com a Rádio Sociedade News,...
Read More
Economia

Mega-Sena pode pagar R$ 60 milhões nesta quinta-feira

Mega-Sena — Foto: Marcelo Brandt/G1  O concurso 2.801 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 60 milhões para os acertadores das seis dezenas....
Read More
Mundo

Israel e Hezbollah se acusam de romper cessar-fogo um dia após acordo entrar em vigor

Foto: IDF SPOKESPERSON'S UNIT Israel impõe toque de recolher no sul do Líbano e pede calma no retorno para casa ...
Read More
Política Internacional

EUA: indicados ao futuro governo de Trump são alvo de ameaças

O próprio republicano foi alvo de dois atentados durante a campanha eleitoral, em claro avanço da violência contra a direita...
Read More
Brasil

Em vídeo, radialista quebra tornozeleira e diz para Moraes enfiar equipamento no c*; assista

Site mineiro afirma que STF já decretou nova prisão de comunicador depois de ministro escutar declarações Revoltado com pedido de...
Read More
Economia

Mercado desaprova medidas de Haddad para estabilizar dívida pública

Ministro da Fazenda do governo Lula anunciou na noite desta quarta-feira, 27, um pacote de ações para o controle de...
Read More
Feira de Santana

Em dois dias, 350 mulheres foram cadastradas para cirurgia bariátrica

A obesidade é um problema de saúde pública que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo Feira de...
Read More
Bahia

Chuva em Salvador triplica média mensal e marca novembro mais chuvoso desde 1961

Foto: Stephanie Suerdieck/Metropress A chuva intensa em Salvador fez com que o acumulado de novembro superasse 319 mm, quase três...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

Senador criticou corporação por abrir investigações paralelas contra alvos da CPI

Senador Omar Aziz procurou a PF desfazer atrito Foto: Agência Senado/Pedro França

Após membros da CPI da Covid criticarem a Polícia Federal pela abertura de investigações paralelas contra alvos da comissão, o presidente do colegiado, senador Omar Aziz (PSD-AM), se reuniu com o delegado-geral, Paulo Maiurino, para debelar princípios de crise.

Aziz foi à sede da PF, em Brasília, após a sessão da CPI que interrogou Emanuela Medrades, diretora da Precisa Medicamentos, nesta quarta-feira (14).

– Estive com o DG (diretor-geral) e percebi muito interesse em ajudar a CPI, diferente do que imaginava. Ele disse que quer colaborar. Falei da questão das coincidências – contou o parlamentar.

Na sessão de terça-feira (13), integrantes do grupo majoritário da CPI se queixaram da abertura de inquérito pela PF após ações da comissão.

Esses inquéritos, segundo os senadores, tratam alvos da CPI como investigados. Com isso, eles buscam o Supremo Tribunal Federal (STF), para que fiquem calados nos depoimentos aos senadores, isentos de produzirem provas contra eles mesmos.

Alguns senadores sugeriram que seria um movimento deliberado do governo junto à cúpula da PF para prejudicar o andamento da CPI.

Omar Aziz criticou publicamente a coincidência de investigações, durante a primeira fase do interrogativo da diretora da Precisa, Emanuela Medrades. A empresa, de Francisco Maximiano, intermediou a compra da vacina indiana Covaxin.

– Inexplicavelmente, o senhor Maximiano se torna investigado um dia antes de vir depor e, inexplicavelmente, a nossa depoente de hoje também é ouvida um dia antes de vir depor. Não quero eu aqui fazer qualquer tipo de pensamento de que há um movimento. Longe de mim falar isso da PF, mas é estranho e, pra mim, como jabuti não sobe em árvore, nós não podemos entender como é que são feitas essas coisas – afirmou.

RENAN CALHEIROS RECLAMA
Em entrevista, o relator da comissão, Renan Calheiros (MDB-AL), sugeriu que a coincidência atrapalha os senadores.

– Criamos essa CPI e a instalamos para investigar fato que não estava sendo investigado pelos canais competentes, PF e MPF (Ministério Público Federal). Quatro meses depois, a PF abre investigação dos fatos que já estavam sendo investigados. Dois dias depois, a Precisa obtém habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF), embasada no fato de estar sendo investigada, obrigando, pela investigação aberta pela PF, o STF conceder o habeas corpus – disse.

A decisão que autorizou Emanuela Medrades a permanecer em silêncio fez a CPI acionar o STF para que ficassem claros os limites do direito de não se incriminar. A medida adiou o depoimento dela de terça para esta quarta.

As críticas, reforçadas por outros senadores, levaram a PF a reagir. Em nota, a instituição afirmou que trabalha de forma isenta e imparcial.

– A produção de provas, sobretudo a oitiva de pessoas que possam contribuir para a elucidação dos fatos, não está atrelada a outras investigações em andamento sobre o caso – frisou.

*AE

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: