Nos últimos quatro anos, as 103 unidades de Atenção Primária à Saúde de Feira de Santana realizaram mais de 1,5 milhão de atendimentos, tanto na sede quanto na zona rural do município. Até o dia 13 de setembro deste ano, foram contabilizados 490 mil atendimentos.
A Prefeitura de Feira de Santana conta com oito unidades que participam do programa Saúde na Hora, com horário de funcionamento ampliado, das 8h às 21h. As unidades com horário estendido incluem: Campo Limpo I, V e VI; Liberdade I, II e III; Queimadinha I, II e III; George Américo III e IV; Campo Limpo IV; Parque Ipê I, II e III; Videiras I, II e III; Rua Nova II, III e Barroquinha.
Essas unidades oferecem atendimentos médicos e de enfermagem, além de possibilitar a atualização da caderneta vacinal. A rede municipal também conta com sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) que funcionam até as 18h.
O prefeito Colbert Filho destacou o compromisso da gestão municipal em garantir à população assistência de qualidade. Ele enfatizou que, além dos 490 mil atendimentos realizados, diversos procedimentos complementares foram realizados, como testes de glicemia, aferição de pressão arterial, exames, curativos, entre outros.
“Isso demonstra a capacidade de Feira de Santana em oferecer atendimento abrangente e de qualidade na Atenção Primária à Saúde,” afirmou o prefeito. Cada equipe de saúde é responsável por uma área de abrangência específica.
CENTROS ESPECIALIZADOS
A rede municipal também dispõe de centros especializados, como o Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH), onde 4.938 pacientes são acompanhados por uma equipe multiprofissional. Os pacientes têm acesso a consultas com endocrinologistas, cardiologistas, neurologistas, nefrologistas, geriatras, nutricionistas, assistentes sociais, clínicos gerais, além de serviços de fisioterapia, curativos e farmácia. Para ser atendido no CADH, o paciente deve ser encaminhado pela unidade de saúde do seu bairro.
TRATAMENTO FORA DO DOMICÍLIO
O município também garante assistência à saúde para pacientes que precisam de atendimento em outras cidades, através do programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Nos últimos quatro anos, mais de 56 mil pacientes foram deslocados para unidades de saúde em outros municípios.
Para o TFD, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza quatro ônibus (um com capacidade para 26 pessoas e três com capacidade para 16), além de quatro ambulâncias, dois veículos pequenos e uma van.