O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), anunciou nesta quarta-feira (5) os protocolos da fase 2 de reabertura da economia, que engloba bares, restaurantes e lanchonetes, salões de beleza e barbearias e centros culturais, museus e galerias de arte.
A etapa pode ser acionada após a ocupação de leitos de UTI chegar a 70% ou menos durante cinco dias, algo ocorrido em três ocasiões – faltam outros dois dias. Nesta terça (4), por exemplo, a taxa fechou em 68%. Outra regra para o início da fase 2 é que ela poderá ocorrer apenas após os primeiros 14 dias da reabertura de shoppings e comércio de rua de apenas 200 m².
Segundo o prefeito, a volta das atividades previstas na nova etapa só pode ser autorizada, se atingidos os requisitos previstos, a partir da próxima segunda-feira (10). Com isso, o objetivo é evitar aglomerações no domingo do Dia dos Pais. Ainda de acordo com ele, a segunda fase vai beneficiar cerca de 30 mil estabelecimentos na capital baiana – 22 mil bares e restaurantes, 6 mil salões de beleza e barberiais e 2,2 mil academias.