Nesta terça-feira, 18, Dia do Médico, a Santa Casa de Feira de Santana homenageia alguns dos profissionais que contribuíram para o desenvolvimento da entidade filantrópica nos últimos anos. A solenidade acontece a partir das 19 horas, no auditório do Hospital Dom Pedro de Alcântara, o HDPA, que é mantido pela instituição.
Dentre os homenageados estão nomes importantes de Feira de Santana, como dois dos ex-provedores de atuação recente na Santa Casa, Luiz Carlos Seixas e Outran Borges; Zênia Araújo e João Batista de Cerqueira, ambos ex-secretários de Saúde e profissionais que já integraram a Mesa Administrativa da entidade. Batista é também autor de dois livros sobre a história da instituição. E finalmente o também médico Benedito Macedo Gonçalves, que foi diretor do HDPA.
“É uma forma singela de reconhecer e valorizar a importância de homens e mulheres que deram o melhor de si para o fortalecimento desta que é a principal entidade filantrópica da região centro-leste da Bahia”, defende o atual provedor da Santa Casa, Rodrigo Matos.
Nosso respeito aos médicos que contribuíram na administração do HDPA, a entidade vem remando ao longo da história do sistema único de saúde, sobrevivendo a troncos e barrancos, servindo de instrumento eleitoreiro, as vezes sendo estorquida por grupos economicamente mais fortes.