ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Brasil

Luiz Marinho ameaça deixar o cargo caso governo altere seguro-desemprego

A política de proteção ao emprego no Brasil, composta por programas como o seguro-desemprego e o abono salarial PIS/Pasep, tem...
Read More
Outros

Mapa babilônico de 3 mil anos revela suposta localização da Arca de Noé

Barco bíblico estaria onde hoje está a Turquia Mapa de três mil anos indica a localização da Arca de Noé...
Read More
Outros

Band estuda ter os jurados como apresentadores do MasterChef em 2025

As mudanças no programa ocorrem em meio à saída de Ana Paula Padrão da Band Logotipo do programa Masterchef |...
Read More
Política

Ditadura de Maduro manda recado a Lula: ‘Quem mexe com a Venezuela se dá mal’

Ânimos entre os países se acirraram depois do veto à entrada de Caracas no Brics Governo Maduro provoca Lula: 'Não...
Read More
Brasil

Assassinos de Marielle, Ronnie Lessa e Élcio Queiroz são condenados pelo Tribunal do Júri

Autor dos disparos, Lessa foi condenado a 78 anos e 9 meses de prisão; Élcio, que dirigiu o carro, foi...
Read More
Brasil

Ministro do Trabalho diz que debate sobre corte de gastos não existe

Luiz Marinho afirmou que não houve pedidos formais para revisar despesas em sua pasta O ministro do Trabalho, Luiz Marinho,...
Read More
Mundo

Milei pede renúncia de chanceler da Argentina diante de voto contra embargo a Cuba na ONU

Voto de Diana Mondino é uma 'traição' para o presidente argentino; o atual embaixador em Washington assume a chancelaria Voto...
Read More
Brasil

Julgamento de caso Marielle é retomado na manhã desta quinta-feira (31)

Julgamento é presidido pela juíza Lucia Glioche Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil O julgamento dos ex-policiais militares Ronnie Lessa e Élcio...
Read More
Esportes

Brasil terá o maior número de representantes no Mundial de Clubes de 2025; entenda

Brasil garante mais uma vaga no torneio da Fifa com Atlético-MG e Botafogo na final da Libertadores Foto: Fifa/Divulgação O...
Read More
Esportes

Cruzeiro bate o Lanús na Argentina e garante vaga na final da Sul-Americana

Adversário da Raposa sairá do confronto entre Racing e Corinthians Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro O Cruzeiro garantiu vaga na final da...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

Barco bíblico estaria onde hoje está a Turquia

Mapa de três mil anos indica a localização da Arca de Noé | Foto: Divulgação/The British Museum
Mapa de três mil anos indica a localização da Arca de Noé | Foto: Divulgação/The British Museum

Cientistas decifraram o mapa mais antigo do mundo, gravado em uma placa de argila de cerca de 3 mil anos. Entre os desenhos, o mapa apresenta a suposta localização da Arca de Noé. O artefato babilônico, conhecido como Imago Mundi, mostra um diagrama circular com um sistema de escrita cuneiforme que descrevia a criação do mundo.

Pesquisadores do Museu Britânico, onde a placa está guardada, revelaram que o verso da tábua descreve o que um viajante verá em sua jornada. Uma parte do artefato mostra que o leitor deve atravessar “sete léguas… [para] ver algo que é grosso como um vaso de parsiktu“.

A palavra parsiktu foi encontrada em outras tábuas babilônicas antigas, especificamente para explicar o tamanho de um barco necessário para sobreviver ao Grande Dilúvio. Os pesquisadores seguiram as instruções e encontraram um caminho até Urartu, onde um poema mesopotâmico antigo afirma que um homem e sua família desembarcaram uma arca para preservar a vida.

A localização corresponde ao equivalente assírio de Ararat, palavra hebraica para a montanha onde Noé teria aportado a embarcação bíblica construída com o mesmo propósito.

Dr. Irving Finkel, curador do Museu Britânico, considera que isso demonstra que ambas as civilizações compartilhavam da mesma história e que, “do ponto de vista babilônico”, a Arca e o Dilúvio eram considerados fatos históricos. A descoberta foi publicada na imprensa britânica nesta segunda-feira, 28.

Dr. Irving Finkel diz que ambas as civilizações acreditavam em uma espécie de Arca de Noé | Foto: Divulgação/The British Museum
Dr. Irving Finkel diz que ambas as civilizações acreditavam em uma espécie de Arca de Noé | Foto: Divulgação/The British Museum

O Imago Mundi, também chamado de Mapa Babilônico do Mundo, foi descoberto em 1882 pelo arqueólogo Hormuzd Rassam em Sippar, uma antiga cidade babilônica no que hoje é o Iraque

O texto antigo, escrito em cuneiforme, era utilizado exclusivamente pelos babilônios, que registravam eventos astronômicos, previsões futuras e um mapa que se pensava ser o “mundo conhecido” na época.

Na parte inferior central do mapa está a Mesopotâmia, cercada por um círculo que representa um “rio amargo” que acreditava-se envolver o mundo todo. A tábua foi danificada com o tempo, mas anteriormente apresentava oito triângulos que os pesquisadores identificaram como montanhas, que combinavam com as descrições no verso.

Dr. Finkel explica que o texto detalha como o viajante eventualmente chegará a uma grande embarcação. “Essa medida de parsiktu é algo que chama atenção de um assiriólogo, pois só é mencionada uma outra vez em tábuas cuneiformes e é uma descrição interessante do tipo de Arca que foi construída, teoricamente, pelo Noé babilônico”, disse o pesquisador.

Arca de Noé da Babilônia

A versão babilônica da história afirma que o deus Ea enviou um dilúvio que aniquilou toda a humanidade, exceto Utnapishtim e sua família, que construíram uma arca sob comando divino e a encheram de animais.

“Neste relato, os detalhes são descritos, e o deus diz: ‘Você tem que fazer isso, isso e isso,’ e então o Noé babilônico responde: ‘Eu fiz isso, isso e isso. Concluí!’ E eu fiz essas estruturas tão espessas quanto um vaso de parsiktu,” disse Dr. Finkel.

A história do Dilúvio de Gilgamesh é conhecida por placas de argila que datam de cerca de 3 mil anos atrás, enquanto o Dilúvio Bíblico teria ocorrido há cerca de 5 mil anos. Dr. Finkel explicou que qualquer um que viajasse até Urartu veria, teoricamente, o “esqueleto” de madeira da embarcação na montanha, semelhante à que aparece na Bíblia.

Bíblia afirma que a arca se instalou nas montanhas de Ararat, na Turquia, depois de um dilúvio de 150 dias que inundou a Terra e destruiu toda forma de vida que não estivesse abrigada na embarcação de madeira.

A Arca de Noé no Monte Ararat, por Simon de Myle (1570) | Imagem: Sotheby's Paris/Wikimedia Commons
A Arca de Noé no Monte Ararat, por Simon de Myle (1570) | Imagem: Sotheby’s Paris/Wikimedia Commons

A ideia de que a arca pousou em Ararat é cercada por controvérsia, pois alguns cientistas acreditam que a formação foi criada pela natureza, enquanto outros estão certos de que foi um ato divino.

Uma equipe de especialistas liderada pela Universidade Técnica de Istambul tem escavado a montanha por anos. Em 2023, os pesquisadores encontraram argila, materiais marinhos e frutos do mar que indicam a presença humana entre 3 mil e 5 mil anos atrás.

No entanto, o Dr. Andrew Snelling, um criacionista da Terra jovem com doutorado da Universidade de Sydney, já havia dito que o Monte Ararat não poderia ser o local da arca, pois a montanha teria se formado apenas depois do recuo das águas do dilúvio. Embora considerado um evento histórico, a maioria dos estudiosos e arqueólogos não acredita em uma interpretação literal da história da Arca.

Informações Revista Oeste

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: