Gestantes acompanhadas pelo Hospital da Mulher têm acesso ao serviço de fisioterapia pélvica. A assistência previne e trata as disfunções do assoalho pélvico [é composto por um grupo de músculos, ligamentos e nervos que dão sustentação a órgãos e tecidos, entre eles a bexiga, a uretra e o útero].
Por mês cerca de 150 pacientes passam pela fisioterapia pélvica. O atendimento também é voltado para preparar as gestantes para o trabalho de parto, através da respiração, fortalecimento, mobilização e massagem perineal.
De acordo com a diretora – presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, o Hospital da Mulher vem realizando o serviço desde março de 2021.
“Através da interação entre as equipes médicas especializadas em ginecologia e urologia é possível planejar e direcionar condutas preventivas que minimizam as consequências pós-parto e auxiliam no processo de desospitalização”, explica.
De acordo com a fisioterapeuta obstétrica, Débora Gomes, o método pode ser indicado para qualquer idade.
“A fisioterapia pélvica desenvolve um trabalho de prevenção a fim de evitar possíveis disfunções no período gestacional e no pós-parto. O atendimento é voltado desde a gestante adolescente a idosas. Essa é uma especialidade que busca fortalecer a região do assoalho pélvico, bem como prevenir disfunções”, ressalta.
*Secom