ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Mundo

Governo britânico realiza maior deportação de brasileiros da história

Mais de 600 brasileiros deixaram o país em voos realizados em agosto e setembro A deportação foi realizada em três...
Read More
Economia

Governo testa antecipação de benefícios do INSS e cogita ampliar valor

Ministério da Previdência Social passou a permitir a antecipação de até R$ 150 de benefícios permanentes pagos pelo INSS O...
Read More
Saúde

Desnutrição pós-Ozempic: por que emagrecedores podem causar o quadro

A falta de fome e refeições erradas podem fazer com que algumas pessoas comam errado e sofram com a carência...
Read More
Famosos

Sem modéstia, Ivete Sangalo afirma ser a maior cantora do Brasil

Aq as“Também acho, humildade nenhuma eu tô tendo ultimamente”, declarou a artista Foto: Divulgação A cantora Ivete Sangalo chamou a...
Read More
Brasil

Governador de Sergipe viaja à Argentina durante licença médica por pneumonia

Fábio Mitidieri (PSD) usou as redes sociais para se defender de críticas; em Buenos Aires, ele assistiu à final da...
Read More
Esportes

Vitória x Fortaleza: veja onde assistir, horário e prováveis escalações do jogo

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória O Vitória retorna ao Barradão depois de dois jogos fora de casa neste domingo (1º). O...
Read More
Esportes

Bahia põe fim a jejum, vence Cuiabá e se mantém na briga pela Libertadores

Foto: Letícia Martins/ EC Bahia O Bahia colocou fim à sequência de sete jogos sem vencer neste sábado (30). Na...
Read More
Bahia

Taxa de mortalidade infantil da Bahia é a 9ª maior do Brasil

Foto: Shutterstock A Bahia possui a 9ª maior taxa de mortalidade infantil do Brasil, conforme dados do Instituto Brasileiro de...
Read More
Famosos

Por que famosos estão falando tão abertamente sobre sexo? Especialistas explicam e analisam estratégias para relatos

Marina Sena, Nicolas Prattes, Sabrina Sato e Deborah Secco foram algumas das celebridades que já fizeram relatos íntimos publicamente. Depois...
Read More
Esportes

Presidente de LaLiga acusa Vini Jr de pirataria por assistir partida em emissora brasileira

Brasileiro teria assistido jogo do Real Madrid pela Champions League em emissora brasileira Foto: Reprodução/X Javier Tebas, presidente de La...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

A falta de fome e refeições erradas podem fazer com que algumas pessoas comam errado e sofram com a carência de nutrientes

Canetas de injeção de Ozempic ao lado de fita métrica e uma balança ao fundo - Metrópoles

A saciedade é um dos efeitos colaterais dos remédios para diabetes prescritos de forma off-label para o emagrecimento, como o Ozempic, Wegovy e Mounjaro. Sem fome, é natural que os usuários passem períodos maiores sem comer ou façam refeições menores. O problema é que, além de perder peso, os pacientes podem acabar desnutridos.

A desnutrição é comumente associada à magreza extrema. No entanto, ela se refere à carência de nutrientes essenciais para o funcionamento do corpo, como vitaminas e minerais, resultando em sintomas como fadiga e tontura. Assim, mesmo pessoas com obesidade podem ser consideradas desnutridas.

“O fato de uma pessoa ter excesso de gordura no corpo não significa que ela tem vitaminas, minerais e fibras suficientes”, afirma o médico Marcio Mancini, chefe do grupo de obesidade do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e coordenador do departamento de obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem).

Médicos alertam que o processo de emagrecimento com esses medicamentos deve ser acompanhado por um nutricionista para que os pacientes sigam uma dieta equilibrada e nutricionalmente variada.

“Como diminui a fome e a ingesta calórica, a pessoa acha que quanto menos comer, melhor. Não toma café da manhã, não almoça, vai para a academia e passa mal. Depois, ele atribui esse e outros sintomas, como dor de cabeça, ao remédio”, afirmou o endocrinologista Fábio Trujilho, vice-presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), durante um webinar científico para jornalistas promovido pela farmacêutica Novo Nordisk.

“Não é uma corrida para emagrecer, é o início de uma jornada que, muitas vezes, precisa de outras ações combinadas”, completou o médico.

Desnutrição após tratamentos para emagrecimento

A preocupação com os casos de desnutrição provocados por tratamentos da obesidade começou com a popularização da cirurgia bariátrica. O procedimento leva à perda expressiva de peso (de 25 a 30%, em média) e pode causar má absorção de nutrientes, levando à carência de vitaminas e minerais.

Pode faltar ferro e a pessoa ter anemia, ou faltar cálcio e ela ter osteoporose, por exemplo. “O paciente que passa pela cirurgia bariátrica vai tomar vitaminas e minerais pelo resto da vida. Por isso, antes e depois da cirurgia, as vitaminas e os minerais são medidos em exames de sangue para checar se a suplementação está adequada”, afirma Mancini.

De acordo com o coordenador do departamento de obesidade da Sbem, essa preocupação não existia com os tratamentos clínicos porque a geração anterior de medicamentos para emagrecimento levavam à perda de apenas 5 a 10% do peso. O surgimento da nova geração de medicamentos mudou o jogo. Remédios à base de liraglutida (Saxenda), semaglutida (Ozempic e o Wegovy), e tirzepatida (Mounjaro) levam à perda de peso superior a 15%.

O médico esclarece que os pacientes respondem de forma diferente ao tratamento. Os que têm perda mais rápida de peso, principalmente se o grau de obesidade é menor ou se têm a idade mais avançada, podem correr um risco maior de desnutrição.

Sintomas de desnutrição

Os sintomas da desnutrição variam de acordo com a deficiência. Pessoas com falta de vitamina B12 podem ter anemia, fraqueza e até complicações neurológicas, com falha da memória, sensação de formigamento nas pontas dos dedos e até dificuldade para caminhar, em casos mais raros. As principais fontes de vitamina B12 são carne, peixe, aves, leite e ovos.

A falta de cálcio pode levar à perda óssea, assim como acontece com a deficiência da vitamina D, que tem um papel importante na formação dos ossos. “Muitas pessoas têm fadiga por falta de vitamina D”, afirma Mancini.

A carência de ferro é associada à anemia pode resultar em fraqueza, aceleração do coração ao subir escadas, palidez e falta de ar. O mineral é encontrado na carne vermelha, aves, folhas verdes e feijão, por exemplo.

Como manter uma alimentação saudável

A medicação provoca saciedade precoce, diminui a fome e a velocidade de esvaziamento gástrico. Assim, o paciente fica satisfeito com porções pequenas. Mas Mancini alerta que não basta comer menos para garantir os resultados. É preciso ter atenção a outros hábitos, como:

Informações Metrópoles

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: