Agentes Comunitários de Saúde de Feira de Santana passaram por uma oficina de capacitação sobre as estratégias de ampliação do acesso da população masculina à Atenção Primária à Saúde (APS), com ênfase na atuação deste profissionais, ministrada por técnicos do Ministério da Saúde nesta sexta-feira, 26.
A Secretaria Municipal de Saúde, organizadora do treinamento, aproveitou a oportunidade para prestar orientações sobre o Cartão de Saúde do Caminhoneiro e Caminhoneira, que facilita o registro das informações clínicas e o acompanhamento de saúde em qualquer estabelecimento da Atenção Primária.
“Estes profissionais devem ser aqueles que levam os homens aos serviços de saúde, orientando-os e informando quais são os serviços ofertados. Para isso, eles devem entender um pouco sobre a política de saúde do homem e o quanto são importantes nesse trabalho, pois conhecem a comunidade, o território e sabem as suas necessidades”, explica Francisco Norberto Silva, assessor técnico da coordenação da Saúde do Homem do Ministério da Saúde.
Sugerida pelo órgão federal, a realização dessa oficina ressalta a importância de implementar a política da saúde do homem no município, ampliando o processo de cadastramento dessa população na atenção primária, pois é um público que procura menos as unidades de saúde de forma preventiva.
“Nós trabalhamos diretamente com a comunidade e precisamos realmente dessas capacitações. Já ficamos um tempo sem ter eventos assim por causa da pandemia, mas falar da saúde do homem é importante, focamos bastante as mulheres, mas o homem deve procurar mais os serviços de saúde e nós somos essa ponte”, destaca Idaiane Ribeiro de Souza, Agente Comunitária de Saúde há 13 anos.
*Secom