Montante representa 25,6% do total investido pelo governo em campanhas do Palácio do Planalto desde 2023

Entre janeiro de 2023 e 15 de junho de 2026, o Grupo Globo recebeu R$ 267 milhões em publicidade estatal, representando 25,6% do total de R$ 954,5 milhões investidos pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo federal durante esse período. O levantamento, que considera apenas contratos diretos da Secom, mostra que o Grupo Globo é o maior beneficiário, recebendo 118% a mais que o segundo colocado, o Grupo Record, com R$ 122 milhões. Em 2026, até a data mencionada, foram alocados R$ 178 milhões em mídia.
Conteúdo gerado automaticamente com o uso de Inteligência Artificial. Veja nossa Política de IA.
Entre janeiro de 2023 e 15 de junho de 2026, o Grupo Globo recebeu quase R$ 270 milhões do governo Lula via Secretaria de Comunicação (Secom).
Conforme levantamento do site Poder360, divulgado neste domingo, 28, o montante representa pouco mais de 25% do total investido pelo Executivo em campanhas publicitárias do Planalto nesse período.
Elas ocorreram em diferentes mídias, como TV, internet, streaming, revistas e jornais.
O levantamento considera apenas os contratos firmados diretamente pela Secom do palácio.
Ele não inclui despesas de empresas estatais, sociedades de economia mista ou de outros ministérios, cujos valores não são divulgados integralmente desde 2017.
Para efeito de comparação, de 2000 a 2016, a divulgação completa dos gastos indicava que o Grupo Globo recebeu R$ 10,2 bilhões em publicidade federal, sem atualização pela inflação.
Distribuição dos recursos e liderança do Grupo Globo

No total, a Secom alocou R$ 954,5 milhões em publicidade desde o início do terceiro mandato do petista.
Somente em 2026, até 15 de junho, foram R$ 178 milhões em mídia.
Os gastos anuais ficaram assim distribuídos: R$ 175,9 milhões em 2023, R$ 234,9 milhões em 2024, R$ 365,7 milhões em 2025 e R$ 178 milhões em 2026, até a data mencionada.
O Grupo Globo recebeu ao menos o dobro do que foi encaminhado a outros grupos de comunicação para campanhas do Planalto.
O valor destinado ao conglomerado da família Marinho é 118% superior ao repassado à Record, que recebeu R$ 122 milhões e ocupa o segundo lugar entre os maiores beneficiários.
Na sequência, a Meta, dona de Facebook, Instagram e WhatsApp, aparece com R$ 86 milhões.
Entre os veículos mapeados, há desde emissoras de TV até jornais, revistas e portais. O UOL, que pertence ao Grupo Folha, aparece na sexta colocação, com R$ 7,3 milhões.
Os dados mostram que as emissoras de televisão dominam as primeiras posições no volume de recursos destinados.
Informações Revista Oeste
