Em treze dias do mês de julho, foram diagnosticados 3.189 casos da Covid em Feira de Santana. O índice é superior ao quantitativo total contabilizado no mês passado, em junho, quando foram registrados 1.177 casos confirmados – o que representa um aumento de 79%.
Na avaliação do secretário de Saúde, Marcelo Britto, o aumento é provocado pelo relaxamento da população com os cuidados de prevenção contra a doença, especialmente nos festejos juninos.
“Isso é reflexo das comemorações juninas, quando as pessoas se aglomeraram, o que resultou na propagação do vírus. O importante é que não houve aumento na taxa de internamentos por complicações graves e óbitos, graças à campanha de vacinação que vem sendo intensificada em todo o município”, avalia.
Pessoas com sintomas gripais ou da Covid devem procurar as unidades de saúde de seu bairro de abrangência para fazer o teste de antígeno – que colhe amostra nasal e apresenta resultado em menos de 20 minutos. O exame é realizado de segunda a sexta-feira.
Também é possível realizar o RT-PCR (resultado em alguns dias) e o teste de antígeno (resultado imediato) nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas municipais. O serviço é disponibilizado gratuitamente todos os dias, das 7h às 19h.
*Secom