ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com piscina olímpica e quadra poliesportiva, escola Diva Matos Portela será entregue em breve

A obra da escola municipal Diva Matos Portela já foi 100% concluída. Os serviços agora estão concentrados na finalização da...
Read More

Campanha Natal de Prêmios têm início nesta quarta-feira (29)

Foto: Paulo José/Acorda Cidade A campanha Natal de Prêmios 2023 começa nesta quarta-feira (29) e segue até o dia 31...
Read More

 Trump dispara na corrida presidencial deixando Biden para trás na pesquisa da CNN

Em uma recente pesquisa da CNN, o presidente Trump aparece à frente de Biden em uma corrida eleitoral. Os dados...
Read More

Mais 200 pessoas são detidas em protestos nas universidades nos EUA

Com isso, o número total de detidos desde o início dos protestos chega a 700. Manifestações começaram no dia 18...
Read More

Segurança: em meio a crise, Lira estuda pacotão de PLs de governadores

Projetos avaliados por Lira na área de segurança pública foram apresentados por governadores do Sul e do Sudeste em março...
Read More

Madonna no Rio: dois dos três aviões com 270 toneladas de equipamentos para o show em Copacabana chegam ao Galeão

Pop Star traz 200 pessoas na equipe, que ocuparão 90 quartos de hotel na cidade. Material chega ao Brasil em...
Read More

Posição de lótus: o misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

A múmia de um monge budista foi encontrada dentro de uma estátua de Buda de mil anos. A descoberta, que...
Read More

Para flexibilizar armas, Câmara dos Deputados agora foca em dar autonomia aos estados

CCJ aprovou texto na última semana, com forte apoio da oposição; especialistas avaliam medida como inconstitucional. Texto está pronto para...
Read More

‘Bebê Rena’: novo hit da Netflix é a série que você deveria assistir

A vida de Donny muda quando ele conhece Martha (Jessica Gunning), uma jovem que entra no bar sem dinheiro para...
Read More

Ainda sem vencer no Brasileirão, Vitória visita o Cruzeiro neste domingo

Apesar de ter começado o Campeonato Brasileiro com duas partidas consecutivas em casa, o Vitória não conseguiu conquistar os seus...
Read More

Homem é preso ao fugir com veículo roubado em Feira de Santana

Um homem foi preso na Avenida Presidente Dutra por policiais militares ao fugir em um veículo roubado, na noite de...
Read More

Homens invadem Hospital de Brumado e atiram em paciente internado; Polícia segue em busca dos suspeitos 

Foto: Lay Amorim/ Achei Sudoeste Um paciente que está em recuperação após ter sido baleado foi novamente atingido por disparos...
Read More

Paraná Pesquisas mostra candidato à reeleição com 62,3% dos votos; o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) aparece em 2º

Bruno Reis prefeito de Salvador
O presidente estadual do PL de Bolsonaro, João Roma, disse que o partido deve apoiar a candidatura de Bruno Reis (foto)

Levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta 5ª feira (28.mar.2024) mostra que o atual prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), lidera com folga a disputa eleitoral na capital baiana. Com 62,3% das intenções de voto, ele seria reeleito no 1º turno. As eleições municipais serão realizadas em outubro de 2024.  

O candidato à reeleição tem ampla vantagem, de 48,5 p.p (pontos percentuais), do 2º colocado, o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB) –que soma 13,8% das intenções de voto. 

A pesquisa foi realizada de 22 a 27 de março de 2024. Foram ouvidos 800 eleitores por meio entrevistas realizadas pessoalmente. A margem de erro do levantamento é de 3,5 p.p. e o grau de confiança é de 95%. O registro no TSE(Tribunal Superior Eleitoral) é BA-02254/2024. Eis a íntegra do estudo (PDF – 487 kB).

O pré-candidato à Prefeitura de Salvador pelo Psol, Kleber Rosa, aparece na sequência, com 2,8% dos votos. Já Luciana Buck (Novo) tem 2,4% das intenções de voto. Outros 5,3% não responderam ou disseram não saber. 

Leia abaixo o 1º cenário estimulado (quando os nomes dos candidatos são apresentados): 

APROVAÇÃO DE BRUNO REIS

Segundo o levantamento, a administração de Bruno Reis é aprovada por 72,1% dos eleitores e desaprovada por 24,1%. Outros 3,8% disseram não saber ou não responderam.

Em relação à avaliação do comando da prefeitura soteropolitana, metade (50,2%) dos entrevistados pela Paraná Pesquisas consideram “ótima/boa”, enquanto 16,9% avaliam como “ruim/péssima”.

Leia abaixo a avaliação da administração do prefeito de Salvador: 

APOIOS DE PT E PL

Bruno Reis é alinhado com pautas da direita. 

Em 21 de março, João Roma, presidente estadual do PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, disse que o partido deve apoiar a sua candidatura. A declaração foi dada em entrevista ao programa “Linha de Frente”, da TV Aratu.

Já Geraldo Júnior, que é vice do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), deve receber o apoio do PT –do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

AGREGADOR DE PESQUISAS

Poder360 mantém a plataforma Agregador de Pesquisas, a mais completa da internet brasileira, com estudos eleitorais para Presidência da República, governos estaduais, prefeituras e Senado desde 2000. 

Os dados agora estão disponíveis para acesso no Poder Monitor, uma ferramenta inédita que se propõe a integrar informações de diferentes fontes dos Três Poderes em uma única plataforma, com a possibilidade de relacionamentos sofisticados e insights usando diferentes conteúdos. O 1º mês de acesso é grátis e é possível testar a ferramenta clicando aqui.

Saiba como usar o agregador assistindo ao vídeo abaixo (1min12s):

https://youtube.com/watch?v=SkajY5cxdLY%3Fsi%3DPIZzaHe0xzPtP5ZQ

APROVAÇÃO X AVALIAÇÃO

As empresas de pesquisas não usam necessariamente os mesmos enunciados das perguntas nem as mesmas opções de respostas quando avaliam o desempenho dos governos e dos governantes.

É impreciso afirmar que o eleitor aprova ou desaprova o trabalho de um governante ou da administração pública se a questão dá como opções de respostas estas 6 opções: “ótimo”“bom”“regular”“ruim”“péssimo” ou “não sabe ou não respondeu”.  

É comum entender que a soma das respostas “ótimo” e “bom” seria sinônimo de “aprova o governo”. E que a soma de respostas “ruim” e “péssimo” seria equivalente a “desaprovação do governo”. Esse entendimento está incorreto porque desconsidera a parcela dos eleitores que respondeu “regular”. Os entrevistados que escolhem a categoria “regular” podem tanto aprovar como desaprovar a administração ou o governante.

As opções de respostas citadas acima (“ótimo”“bom”“regular”“ruim” ou “péssimo”) são uma idiossincrasia em pesquisas brasileiras. No país onde mais se faz estudos de opinião pública no planeta, os Estados Unidos, o mais comum é a pergunta ser sempre direta e binária, com apenas duas opções de resposta: aprova ou desaprova.

PoderData, empresa de pesquisas do Grupo Poder360, faz uma pergunta direta sobre o governo federal em suas pesquisas, indagando se o eleitor aprova ou desaprova. No caso da avaliação do trabalho pessoal do presidente da República, questiona-se se o entrevistado considera que é “ótimo”“bom”“regular”“ruim” ou “péssimo”.

Informações Poder 360

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: