ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com piscina olímpica e quadra poliesportiva, escola Diva Matos Portela será entregue em breve

A obra da escola municipal Diva Matos Portela já foi 100% concluída. Os serviços agora estão concentrados na finalização da...
Read More

Campanha Natal de Prêmios têm início nesta quarta-feira (29)

Foto: Paulo José/Acorda Cidade A campanha Natal de Prêmios 2023 começa nesta quarta-feira (29) e segue até o dia 31...
Read More

José Ronaldo participa de Congresso da União de Jovens da ADEFS

O pré-candidato a prefeito José Ronaldo (União Brasil) participou do Congresso da União de Jovens da Assembléia de Deus de...
Read More

Vitória é dominado pelo Cruzeiro e segue sem vencer no Brasileirão

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória O Vitória perdeu para o Cruzeiro por 3 x 1 e segue sem vencer no Campeonato...
Read More

Inscrições para Casamento Coletivo a partir desta segunda-feira

Foto: Divulgação Os casais que desejam oficializar o matrimônio no Casamento Coletivo, edição 2024, poderão realizar a inscrição entre esta...
Read More

Três pessoas que participavam de encontro de motociclistas morrem após acidente no interior da Bahia

Foto: Reprodução/Redes Sociais Três pessoas morreram neste domingo (28), após um grave acidente entre duas motocicletas e um carro na...
Read More

 Trump dispara na corrida presidencial deixando Biden para trás na pesquisa da CNN

Em uma recente pesquisa da CNN, o presidente Trump aparece à frente de Biden em uma corrida eleitoral. Os dados...
Read More

Mais 200 pessoas são detidas em protestos nas universidades nos EUA

Com isso, o número total de detidos desde o início dos protestos chega a 700. Manifestações começaram no dia 18...
Read More

Segurança: em meio a crise, Lira estuda pacotão de PLs de governadores

Projetos avaliados por Lira na área de segurança pública foram apresentados por governadores do Sul e do Sudeste em março...
Read More

Madonna no Rio: dois dos três aviões com 270 toneladas de equipamentos para o show em Copacabana chegam ao Galeão

Pop Star traz 200 pessoas na equipe, que ocuparão 90 quartos de hotel na cidade. Material chega ao Brasil em...
Read More

Posição de lótus: o misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

A múmia de um monge budista foi encontrada dentro de uma estátua de Buda de mil anos. A descoberta, que...
Read More

Para flexibilizar armas, Câmara dos Deputados agora foca em dar autonomia aos estados

CCJ aprovou texto na última semana, com forte apoio da oposição; especialistas avaliam medida como inconstitucional. Texto está pronto para...
Read More

(Evaristo Sa/AFP)

Levantamento foi feito pelo instituto Paraná Pesquisas

A reprovação ao trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu terceiro mandato na Presidência da República subiu nos últimos meses, segundo levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas, e superou a marca de 50% em quatro regiões do país – a única exceção é o Nordeste.

As desaprovações são maiores nas regiões Sul (57,8%), Sudeste (53,0%) e Norte/Centro-Oeste (51,7%). A região Nordeste é a única onde a maioria apoia Lula (59,9%). Na média geral do país, a gestão petista é desaprovada por 48,8% e aprovada por 46,6% dos brasileiros – outros 4,6% não souberam ou não opinaram.

Quando questionados sobre como avaliam a administração do petista, 40,5% dos eleitores a consideram ruim ou péssima (eram 30,7% em agosto de 2023), enquanto 30,9% a veem como ótima ou boa (eram 40% na pesquisa anterior) e 27,5% a classificam como regular (eram 27,9%).

Reeleição

A popularidade em queda, já detectada em levantamentos feitos por outros institutos, como Quaest, Datafolha e Atlasintel, aparenta ter algum impacto na pretensão do petista de obter um quarto mandato.

Segundo o mesmo levantamento feito pelo Paraná Pesquisas, Lula estaria numericamente atrás do ex-presidente Jair Bolsonaro em uma eventual disputa pela Presidência da República em 2026 — ele teria 35,3% contra 37,1% do seu antecessor.

Bolsonaro não poderia enfrentar o petista hoje, porque está inelegível segundo decisões do Tribunal Superior Eleitoral em duas ações que apuram a prática de abuso político pelo então presidente em 2022 — ele recorre contra as condenações no Supremo Tribunal Federal.

Ainda assim, a queda na avaliação de Lula também o deixa em situação complicada em relação a outros adversários do centro à direita, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com quem chegaria a empatar em um hipotético segundo turno.

Lula x Michelle
O presidente Lula e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro: diferença pequena em uma eventual corrida presidencial (Ricardo Stuckert/PR – Zack Stencil/PL/Divulgação)

Lula também teria dificuldades até com quem nunca disputou uma eleição na vida, desde que esse candidato tivesse o apoio explícito de Bolsonaro, como é o caso da ex-primeira-dama Michelle, que em um eventual segundo turno ficaria no empate técnico com o petista.

Pesquisa

O levantamento ouviu 2.024 eleitores em 162 municípios de 26 estados e do Distrito Federal entre os dias 18 e 22 de março. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Os primeiros números foram divulgados pelo senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, partido que encomendou o levantamento ao Paraná Pesquisas.

Informações TBN

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: