ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com piscina olímpica e quadra poliesportiva, escola Diva Matos Portela será entregue em breve

A obra da escola municipal Diva Matos Portela já foi 100% concluída. Os serviços agora estão concentrados na finalização da...
Read More

Campanha Natal de Prêmios têm início nesta quarta-feira (29)

Foto: Paulo José/Acorda Cidade A campanha Natal de Prêmios 2023 começa nesta quarta-feira (29) e segue até o dia 31...
Read More

Mistério das pirâmides egípcias é revelado

Cientistas acreditam que podem ter resolvido o mistério de como 31 pirâmides, incluindo o célebre complexo de Gizé, foram construídas...
Read More

Rio Grande do Sul: MP autua 65 estabelecimentos por preços abusivos

Em uma das lojas, galões de água de 20 litros estavam sendo vendidos por R$ 80 Denúncias sobre preços abusivos...
Read More

ANVISA permite a prescrição eletrônica de medicamentos controlados

Em resposta à situação de calamidade pública enfrentada pelo estado do Rio Grande do Sul, a Agência Nacional de Vigilância...
Read More

Surreal: Neymar sozinho e contundido fatura mais que a maioria dos clubes da série A do Brasileirão; VEJA NÚMEROS

A revista Forbes divulgou sua lista anual dos dez atletas mais bem pagos do mundo, e Neymar figura na sétima...
Read More

Sistema prisional do RJ diz não poder tratar Roberto Jefferson

A Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap) informou que o sistema penitenciário do estado não tem condições...
Read More

Parada Segura passa a garantir desembarque fora do ponto de ônibus durante à noite

A partir de agora, o usuário do transporte público urbano poderá desembarcar fora dos pontos de ônibus regulamentados durante à...
Read More

Lei Paulo Gustavo: Prefeitura inicia pagamento do edital Demais Artes e repassa mais de R$ 1 milhão

A Prefeitura de Feira de Santana deu início aos pagamentos do edital Demais Artes da Lei Paulo Gustavo e repassou...
Read More

Moraes mantém prisão de delegado acusado do assassinato de Marielle

Ministro do STF determinou avaliação de saúde de Rivaldo Barbosa Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil O ministro do Supremo Tribunal Federal...
Read More

Estagiário morre após tentar matar supervisor e errar disparos; VEJA VÍDEO

Foto: Reprodução. Em um armazém da Amazon em Ohio, nos Estados Unidos, um estagiário de segurança foi fatalmente baleado pela...
Read More

Modelo grávida de Neymar chama parça para ser padrinho e recebe recusa

Amanda Kimberlly estaria grávida de Neymar e terá Rafaella Santos, irmã do craque, como madrinha da criança Amanda Kimberlly, modelo...
Read More

Preço médio das apólices cresceu em dois anos; segurados precisam estar atentos ao que diz a apólice para evitar perda de cobertura ou surpresas em caso de sinistro.

 — Foto: Detran-AL

— Foto: Detran-AL 

As fortes chuvas vistas nos últimos dias deixaram um rastro de destruição pelo país. Diferentes estados brasileiros registraram mortes e desaparecimentos, além de relatos de moradores que perderam móveis, eletrodomésticos e veículos por conta dos temporais. 

Para o mercado segurador, o período é marcado por um aumento no volume de sinistros (casos em que ocorre um prejuízo ao bem segurado que esteja especificado na apólice) e de indenizações — principalmente no que diz respeito aos seguros de automóveis. 

Mas alguns acidentes ou ocorrências podem não estar cobertos pelo seguro. Tudo depende do que o cliente contratou e de como o dano aconteceu. 

Nesta reportagem, você vai entender:

Veja lista dos veículos novos mais vendidos do Brasil em 2023 

Quais os tipos de cobertura existentes em um seguro automóvel?

O seguro automóvel é um tipo de proteção patrimonial, que pode ser contratada diretamente com uma seguradora, com uma corretora de seguros ou com um corretor registrado na Superintendência de Seguros Privados (Susep). 

Esse produto serve para proteger o carro segurado de eventuais prejuízos que possam acontecer no dia a dia, como uma colisão entre veículos ou casos de roubo, furto ou enchentes. 

Existem vários tipos de cobertura que podem ser contratadas em um seguro automóvel. O seguro total (também conhecido pelo setor como seguro compreensivo) é a opção mais completa — e mais cara — oferecida pelo mercado. 

Normalmente, essa opção costuma oferecer cobertura contra:

É a cobertura contra desastres naturais que costuma indenizar os segurados nos períodos de chuva. Ela pode incluir proteção contra danos causados por enchentes, chuvas de granizo, quedas de árvores ou muros e ventos fortes, por exemplo. 

É preciso, no entanto, que o cliente esteja atento na hora da contratação do seguro para ter certeza de quais riscos e danos estão previstos na apólice.

“O mercado segurador cada vez mais tem os chamados produtos de entrada, que eventualmente têm algum tipo de restrição de cobertura, mas ajuda a resolver os problemas mais procurados pelos clientes”, disse o diretor de automóvel da Porto Seguro, Jaime Soares. 

“O preço do seguro às vezes fica muito barato porque vem com restrição de cobertura. Então é fundamental que o consumidor entenda qual oferta está recebendo”, acrescentou.

Os chamados seguros de entrada são produtos mais baratos, que possibilitam a personalização pelo cliente. Nesse caso, o segurado opta quais coberturas gostaria de ter em seu veículo e paga o preço proporcional. 

Quais os danos normalmente cobertos pela apólice?

Os danos que podem ser indenizados pela apólice dependem das coberturas compradas pelo cliente na hora da contratação do seguro. 

São chamados de sinistros todos os acidentes ou ocorrências que estejam especificados na apólice. É nesse documento que estão registrados os direitos e obrigações do segurado e da seguradora, bem como as informações do seguro contratado, as coberturas e franquias. 

Caso o seu carro fique preso em uma enchente devido às chuvas e sofra algum dano, por exemplo, é preciso que você tenha contratado a cobertura contra desastres naturais para que seu caso seja considerado um sinistro e você possa pedir indenização à seguradora.

Se o seu seguro só cobre casos de colisão entre veículos ou de roubo e furto, você pode ter que arcar com o prejuízo.

O cliente pode avisar a seguradora que houve um sinistro em até um ano da ocorrência. Depois desse prazo, o segurado perde o direito de indenização. 

Além disso, há responsabilidade dos clientes em não gerar o chamado agravante de risco.Segundo a vice-presidente da comissão de seguro automóvel da Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenseg), Keila Farias, agravar o risco é aumentar a probabilidade de ocorrência de dano no bem segurado.

“No caso de uma enchente, por exemplo, agravar o risco seria tentar passar com o carro em uma rua que está alagada e impedida para o trânsito”, exemplificou.

Nesses casos, ao tentar passar em uma rua alagada, que esteja com água na metade da altura do pneu para cima, o veículo tente a perder a aderência no asfalto, aumentando o risco de dano. Caso isso aconteça, o segurado corre o risco de ter que arcar com o prejuízo mesmo tendo contratado a cobertura contra enchentes e inundações.

“Se você tenta passar o carro por uma rua que esteja alagada, primeiro você está colocando em risco sua própria vida. E, se for comprovado [que o cliente tentou passar pela via alagada], a pessoa acaba perdendo a cobertura, já que forçou uma situação [de dano]”, afirmou Soares, da Porto.

Veja técnica para 'ressuscitar' carro com sujeira incrustada

Veja técnica para ‘ressuscitar’ carro com sujeira incrustada 

Quanto custa um seguro automóvel?

O preço desse produto varia conforme a quantidade de coberturas contratadas na apólice – assim, quanto mais coberturas, mais caro tende a ficar o seguro. Além disso, esse custo também pode variar a depender 

Na média de 2023, os preços do seguro de automóveis recuaram 12,5% em comparação ao ano anterior. Em relação a 2021, no entanto, o aumento foi de aproximadamente 5,7%. Os números são do Índice de Preços do Seguro de Automóvel (IPSA), elaborado pela TEx, plataforma de inteligência de dados. 

De acordo com um levantamento feito pela Minuto Seguros para o g1, considerando dois dos veículos mais vendidos mensalmente entre 2021 e 2023 – o HB20 Sense e o Ônix Hatch – em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Salvador (BA), os aumentos nos preços de seguro automóvel chegam aos três dígitos em algumas situações. 

Como acionar o seguro auto em caso de sinistro? 

A principal maneira de acionar o seguro do carro em caso de sinistro é contatando a seguradora por um de seus canais de comunicação. A forma mais comum é pelo telefone, disponibilizado no site oficial da seguradora ou na apólice.

Nos casos em que o carro fica preso em uma enchente, os especialistas orientam a redobrar a atenção e tentar encontrar um lugar seguro para abrigo. 

“A principal orientação é evitar regiões de risco e picos de alagamento”, disse Farias, da Fenseg. 

“Mas se foi inevitável e a situação acabou acontecendo, a pessoa precisa tentar sair do carro em segurança, e esperar baixar a água em um lugar seguro. Ele pode até tentar avisar a seguradora na hora, mas dificilmente será possível tirar o carro antes de a água baixar”, completou. “Depois é só esperar o guincho chegar.”

Informações G1

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: