ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com piscina olímpica e quadra poliesportiva, escola Diva Matos Portela será entregue em breve

A obra da escola municipal Diva Matos Portela já foi 100% concluída. Os serviços agora estão concentrados na finalização da...
Read More

Campanha Natal de Prêmios têm início nesta quarta-feira (29)

Foto: Paulo José/Acorda Cidade A campanha Natal de Prêmios 2023 começa nesta quarta-feira (29) e segue até o dia 31...
Read More

Partido Novo afirma que Lula usará tragédia no RS como justificativa para péssimo resultado nas contas públicas

O partido Novo afirmou em seu perfil no X (ex-Twitter) nesta segunda-feira (13 de maio de 2024) que o governo...
Read More

Cena explícita de excitação masculina viraliza e causa polêmica

A polêmica cena ocorre no episódio final, em que Raymond Peepgrass, personagem de Pelphrey, toma um remédio para disfunção erétile deixa cair...
Read More

Harvard lista 5 alimentos para comer após os 50 anos e viver mais

Um grupo de nutricionistas de Harvard listou cinco alimentos para comer depois dos 50 anos para aumentar a longevidade Uma alimentação...
Read More

Mayaro: há risco de o vírus se disseminar em outras regiões do Brasil?

Pesquisa aponta primeiros casos da doença febril em Roraima. Ela tem sintomas parecidos com a chikungunya e contágios urbanos têm...
Read More

Agressão e golpe financeiro: saiba mais da briga de Belo e Gracyanne

O casal Tudão vive um imbróglio após o fim do casamento de 16 anos, depois da musa fitness contar que...
Read More

Federação das Indústrias afirma que 91% das fábricas do RS estão debaixo d’água

Instituição prevê uma década perdida para o desenvolvimento econômico da região Imagem aérea das inundações do Rio Grande do Sul...
Read More

Deputado do PT participa de evento com líder do Hamas

Representante do movimento terrorista já gravou vídeo com agradecimentos a Lula, pelo apoio 'à causa dos palestinos' O deputado do...
Read More

Milei dá aula na condução da economia, FMI elogia e libera mais US$ 800 milhões

Tomas Cuesta/Getty Images O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou um relatório técnico nesta segunda-feira, 13, anunciando que o governo do...
Read More

Motorista deixa carro autônomo no automático enganando o sistema e viaja 140 quilômetros no banco de trás

foto: Reprodução  O sistema autônomo da Ford é o BlueCruise, que promete que será desativado se o veículo suspeitar que...
Read More

Dono da Ferrari compra clube brasileiro

Foto: Reprodução/Twitter O Esporte Clube Bahia, uma das equipes mais emblemáticas do futebol brasileiro, agora está sob a liderança do...
Read More

Foto: Valdenir Lima

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPC) de Feira de Santana completou 22 anos de fundação em 2024. E para celebrar, uma missa foi realizada na sede da associação filantrópica na quarta-feira (24). 

A missa foi conduzida pelo arcebispo emérito Dom Itamar Vian, e contou com a presença do prefeito Colbert Martins Filho, além dos voluntários, colaboradores, pacientes atendidos pela associação e demais convidados especiais.

Durante a celebração da missa, o arcebispo Dom Itamar Vian destacou que o trabalho realizado pela AAPC precisa do apoio de todos. 

“Vamos dar a nossa vida para que essa obra tenha vida. Que as pessoas que aqui entrarem sintam a presença de Jesus em cada um. Essa obra precisa do apoio de todos nós. Que a paz de Jesus Cristo esteja sempre conosco”, destacou. 

Em suas palavras, o prefeito Colbert Martins Filho chamou a atenção para o trabalho importante e necessário que a AAPC tem prestado à sociedade feirense durante todos esses anos. 

“Quero agradecer a todos os envolvidos com essa instituição. A AAPC é uma instituição extremamente importante. A AAPC é mais que uma casa: são pessoas, são vidas, são profissionais. Eu costumo dizer que o sofrimento não é humano. O que vocês fazem aqui é ajudar no alívio do sofrimento dessas pessoas, um trabalho incrível. Em nome da Prefeitura, muito obrigado a todos os responsáveis por esse espaço de acolhimento tão necessário para a nossa cidade”, disse o prefeito. 

A paciente Luciane Santana, que enfrenta o tratamento do câncer e é atendida pela associação, expressou a sua gratidão pelo acolhimento que tem recebido nesse momento, e que tem feito a diferença. 

“Mil vezes gratidão a Deus, e a essa casa. Eu falo em nome de todos os pacientes daqui sem medo. Desde um por um, aquele que limpa, abre a porta, que coordena, todos aqui são fundamentais. Todos aqui têm desempenhado sua missão com muito amor e carinho. Aqui nós vemos pessoas e profissionais comprometidos. Aqui nessa casa eu me sinto acolhida. Não esqueçam da AAPC, não esqueçam de ajudar. Tenho 42 anos, descobri a doença aos 22. Eu nunca recebi um não nessa casa, que está sempre pronta pra ajudar. Muito obrigada a todos”, disse a paciente Luciane Santana de Oliveira. 

Acerca do trabalho filantrópico da associação, que é de acolher pessoas em tratamento de câncer em Feira de Santana e região, que não têm condições de se manter. Nesse período delicado, o paciente encontra hospedagem, alimentação, apoio psicológico, jurídico, nutricional, odontológico e social. A AAPC também fornece cestas básicas e outros tipos de suporte para os pacientes. 

“A função da APPC é de acolhimento. A gente recebe as pessoas de Feira de Santana e dos distritos que ficam hospedadas aqui. As pessoas que não têm condições de se manter, não têm um local para ficar, elas se hospedam aqui e recebem café, almoço e janta. Nós oferecemos também apoio psicológico, jurídico, nutricional, odontológico e de serviço social. O acolhimento que a pessoa precisa, que a pessoa necessita durante o período de tratamento, que pode durar meses”, explica a coordenadora geral da AAPC, Ediney Cardoso Gomes.  

“Nós aqui desenvolvemos um trabalho voltado aos pacientes de câncer. O apoio, o amor, o carinho, um trabalho de assistência social, fisioterapia, atendimento com psicólogo, e outros mais. Às vezes, nós fazemos trabalhos de artes, palestras e tudo que for necessário para divertir os pacientes, para que eles não fiquem com essa insígnia da doença. Queremos elevar a autoestima de todos eles”, complementa a diretora de relações públicas da AAPC, Betânia Knoedt. 

Segundo Ediney, o trabalho da AAPC ainda é pouco conhecido e precisa ser divulgado. Ela conta que a associação foi fundada no ano de 2002 pelo Dr. José Américo Rezende, para acolher pacientes em vulnerabilidade social. Com a ajuda de outros profissionais, o trabalho cresceu. A AAPC ainda não tem sede própria, mas espera conseguir em breve para ampliar o atendimento.

“A história da AAPC surgiu por iniciativa de um médico, o Dr. José Américo Rezende. Quando ele saía do plantão, observava que os pacientes que ele atendeu durante o dia estavam dormindo na porta do hospital ou na rodoviária da cidade. Então aquilo o tocou de tal forma que ele alugou um quarto e ali oferecia moradia e alimentação para eles. A questão não era só essa, a necessidade não era só essa, existiam outras necessidades. E hoje nós estamos aqui. Não temos a nossa sede própria ainda, mas estamos em busca para que possamos atender um número maior de pessoas”, conta a coordenadora geral da AAPC, Ediney Cardoso Gomes. 

“A AAPC é muito potente! Ela precisa ser mostrada, é preciso que toda a sociedade conheça. E nem todos conhecem, principalmente a juventude. Então a gente precisa, a partir de agora, visibilizar a causa, mostrar para a sociedade de Feira de Santana o trabalho que a AAPC faz”, complementa Ediney.

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: