Para ajudar os leitores que estão em dúvida sobre o que assistir na Netflix, a Bula reuniu em uma lista dez ótimos filmes de diferentes gêneros e nacionalidades que valem cada minuto do seu tempo. A seleção priorizou longas que não estão entre os mais assistidos, mas receberam boas notas em sites especializados em cinema. Entre os escolhidos, destacam-se “O Fotógrafo de Mauthausen” (2018), de Mar Targarona; “Ao Cair da Noite” (2017), de Trey Edward Shults; e “O Ano Mais Violento” (2014), dirigido por J. C. Chandor. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Tigertail (2020), Alan Yang
Depois de uma infância difícil em Taiwan, o jovem Pin-Jui sonha em viver nos Estados Unidos. Apesar de estar profundamente apaixonado pela namorada, ele decide abandonar tudo e se casar com a filha de seu chefe para conseguir se mudar para a América. Mas, com o passar dos anos, ele se arrepende de suas decisões, pois constrói um casamento infeliz e uma relação distante com sua filha, Angela.
O Fotógrafo de Mauthausen (2018), Mar Targarona
Baseado em fatos reais, o filme narra a história de Francesc Boix, um fotógrafo que lutou no Exército Republicano durante a Guerra Civil e foi levado para Mauthausen, um campo de concentração nazista na Áustria. Ele usa seu talento para fotografar as evidências dos horrores cometidos dentro das muralhas de Mauthausen. Mais tarde, suas fotos serviram para acusar líderes nazistas.
Tempo Compartilhado (2018), Sebastian Hofmann
Pedro aproveita uma promoção para descansar com sua família em um resort. Chegando lá, certo de que encontraria um paraíso perfeito, ele descobre que o lugar distribuiu mais vagas do que era capaz de comportar e agora sua família terá que dividir o quarto com outras pessoas. As férias de Pedro se tornam um pesadelo e ele começa a desconfiar que todos os contratempos fazem parte de um plano do resort para destruir sua família.
A Mulher Mais Odiada dos Estados Unidos (2017), Tommy O’Haver
Na década de 1960, Madalyn Murray O’Hair, uma mulher ateia, decide entrar com dezenas de processos em tribunais federais para garantir uma separação entre Estado e religião. Inicialmente, ela pede que a Suprema Corte dos EUA derrube a obrigatoriedade da leitura da Bíblia em escolas públicas. Mas, em um país de maioria cristã, Madalyn se torna uma mulher perseguida, conhecida como a mais odiada de todas.
Ao Cair da Noite (2017), Trey Edward Shults
Após um vírus mortal exterminar a maior parte da população mundial, Paul leva sua família sobrevivente para morar numa casa na floresta. Eles usam máscaras de gás, racionam a comida e estão sempre armados. Apesar da tensão, todos são unidos. Mas, tudo muda quando Christopher aparece com a esposa e o filho pedindo abrigo. Paul decide ajudar os forasteiros, mas começa a ficar cada vez mais desconfiado de suas verdadeiras intenções.
Shimmer Lake (2017), Oren Uziel
Em uma pacata cidade interiorana, três moradores assaltam o banco pertencente ao juiz local, Brad Dawkins. Anos antes, a explosão de um laboratório de metanfetamina matou o filho de um dos ladrões, e eles querem se vingar de Dawkins, que não se empenhou no caso. O jovem xerife Zeke Sikes fica responsável por prender os assaltantes, mas descobre que um deles é o seu irmão, Andy.
Divinas (2016), Uda Benyamina
Dounia vive com sua mãe em uma comunidade carente, dominada pelo tráfico, nos arredores de Paris. Ela frequenta a escola ocasionalmente e pratica pequenos roubos. Com o objetivo de melhorar sua vida, ela decide trabalhar para a traficante local, Rebecca. Para isso, ela tem a ajuda de Moimouna, sua melhor amiga. Em meio ao perigo, as duas se apoiam e sonham com o dia em que terão tudo que sempre desejaram.
The Invitation (2015), Karyn Kusama
Uma tragédia abala o casal Will e Eden. Eles perdem o filho acidentalmente e, desolada, Eden vai embora sem dar explicações. Dois anos mais tarde, ela reaparece casada com David, o homem que ela conheceu em uma seita religiosa. Ela convida o ex-marido para um jantar que ela oferecerá para reencontrar os amigos. Durante a reunião, Will começa a suspeitar que os anfitriões estão tramando contra ele.
O Ano Mais Violento (2014), J. C. Chandor
Durante um dos invernos mais rigorosos de Nova York, em 1981, o imigrante Abel Morales e sua esposa, Anna, tentam prosperar na grande cidade com uma companhia de distribuição de óleo para aquecedores. Mas, após cortes na segurança ordenados pelo governo, Nova York é tomada pela criminalidade e pela violência, e Abel tenta encontrar maneiras de salvar sua empresa sem se envolver com corruptos.
Flu (2013), Kim Sung-su
Bundang, no subúrbio de Seul, está passando por uma epidemia devastadora. Um homem morreu por causa de um vírus desconhecido e, em pouco tempo, milhares de pessoas foram infectadas. O vírus é transmitido pelo ar e mata em 36 horas. O caos se instaura no país e o governo pede que Bundang seja isolada. Enquanto isso, a médica In Hae faz de tudo para achar a cura da doença.
Quebrando a Banca (2008), Robert Luketic
Ben Campbell é um jovem nerd e superdotado que estuda no MIT. Precisando de dinheiro para pagar as mensalidades da faculdade, ele aceita integrar um grupo de estudantes liderado pelo professor Mickey Rosa. Todos os fins de semana, eles vão para Las Vegas e usam seus conhecimentos em matemática para ganhar jogos em cassinos. Ben fica rico rapidamente, mas começa a tomar atitudes erradas em sua vida pessoal.